Saber o que é Marketing Digital e aplicar o conceito de marketing na agência digital não é algo que se aprende do dia para noite, mas com dedicação e procurando as informações certas, os resultados tem precisão e qualidade na aquisição de clientes.
Após entender o significado e as funções do Marketing Digital no artigo O Marketing digital e suas façanhas, a Duplo D lista as principais técnicas utilizadas neste meio.
SEO
É o conjunto de técnicas adotadas no site que melhora a forma de como o conteúdo é ranqueado nos buscadores. No texto Consultoria SEO e como usar no Marketing Digital você confere os benefícios e utilidades do SEO (Search Engine Optimization – Otimização de Busca).
Análise das métricas através do Google Analytics
Através de dados estatísticos e métricas o Google Analytics fornece ricas análises sobre o seu site e campanhas na web. O serviço é gratuito e oferecido pelo Google, porém é mais bem utilizado por especialistas no assunto. As principais métricas é a quantidade de páginas visualizadas, a origem destes visitantes como cidade, redes sociais, busca no Google, ou de forma direta, e outro dado importante é acompanhar as páginas mais visualizadas para saber qual assunto abordar em seus conteúdos.
Anúncios pagos através do Google Adwords
Funciona como um leilão de palavras e que os anúncios do Google tem a possibilidade de distribuir em sites da internet ou simplesmente modificar o ranking do anúncio pago desde que este destino tenha um bom índice de qualidade. Estratégias específicas são utilizadas para manter a posição dos anúncios nas primeiras posições, e inserir anúncios em sites relacionados aos produtos e serviços que se deseja anunciar. As campanhas de Google Adwords trazem bons resultados se gerenciada por profissionais especializados.
Anúncios com Facebook Ads
Uma série de modelos de publicidade paga para a maior rede social do mundo, neste modelo é possível melhorar o alcance das publicações, criar anúncios, aumentar o número de curtidas e cliques no website.
Remarketing
É uma técnica que lê um arquivo denominado como “Cookie” do cliente, onde é armazenado os dados do comportamento de cada usuário. Com estes dados, é possível impactar novamentre a mídia de forma direcionada.
Web Design
Web Design é a área em que o web designer elabora websites, hotsites e todo tipo de páginas na internet utilizando conceitos de design gráfico com a codificação HTML, para isto é necessário estar atualizado nas novas tecnologias, para produzir os sites da melhor maneira visual e de acordo com a W3C. Agregando os conceitos de usabilidade com o planejamento de layout, garantindo que o usuário atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva.
Design Gráfico para Web
Muitos não sabem para que serve o Design Gráfico, ou até mesmo confundem com web design. Design Gráfico é o processo técnico para envolve texto, imagens, gráficos, artes visuais, para comunicar algo. O profissional Designer gráfico conhece e utiliza diversas técnicas e ferramentas de desenho para apresentar as informações. Processo de extrema importância para o sucesso na web.
Desenvolvimento Web
Utiliza de tecnologias para programar, codificar e testar sistemas para criação e manutenção de web sites e páginas na internet.
Inbound Marketing, o Marketing Digital 360 graus
Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de divulgação na web que prioriza o contexto e a relevância de conteúdos para atrair o público realmente interessado em um produto ou serviços que uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.
Automação de Marketing
A Automação de Marketing é uma forma de gerenciamento de ações do marketing digital que aplica conceitos do Inbound Marketing de forma automatizada, um exemplo seria enviar um e-mail marketing que impacta exatamente o visitante com conteúdo personalizado, aumentando o engajamento deste lead e futuro cliente.
Midia Programática
É uma tecnologia que traça o perfil do usuário e acompanha todas as atitudes para que ele seja impactado em cada interação. É uma ferramenta cada vez mais utilizada no mercado que traz ao investidor uma alta taxa de conversão.
Cada uma destas ferramentas e funções são técnicas do marketing digital. Se bem utilizadas no Marketing Digital, garantem o sucesso das empresas no ambiente online. As marcas que mais usufruem da tecnologia, são as que mais se sobressaem no mercado.