Inbound Marketing . Estratégia de conteúdo no Marketing Digital

Inbound marketing ou marketing de atração

O Inbound Marketing é uma forma de divulgação na web que prioriza o contexto e a relevância de conteúdos para atrair o público realmente interessado em um produto ou serviço que a empresa promove através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, whitepapers e outras formas de marketing de conteúdo.

Ou seja, converter conteúdo em resultados!


Geralmente na estratégia do marketing tradicional utilizamos de artifícios que invadem o espaço do usuário com banners, vídeos e apelos visuais, nem sempre o usuário está interessado neste tipo de estratégia, até porque o controle de todas as ações é individual de cada internauta. Com este raciocínio, o Inbound Marketing é um conceito que pretende obter resultados com contexto e relevância e sem precisar deste tipo de apelo que muitas vezes desgasta ambos os lados da propaganda on-line.

O principal objetivo deste tipo de metodologia é promover liberdade de escolha para o usuário com que tipo de conteúdo ele vai se relacionar, sem precisar ser impactado por mensagens que não tenha valor para o comportamento deste futuro cliente, assim o relacionamento é aproximado e aumenta a possibilidade de realizar um atendimento personalizado.

Funil do Marketing Digital
Funil de Marketing Digital

Esta metodologia aplicada pelo Hubspot , este estudo melhorou toda a rotina de atendimento das empresas, com decisões muito mais acertiva de acordo com seu público alvo.

É muito importante estar baseado em métricas e utilizar o funil de venda.

As 3 principais métricas do Marketing Digital é tráfego, leads e vendas.
Fluxo do Inbound Marketing

Atrair mais visitantes, converter visitantes em mailing ou leads para seu cadastro, o email marketing é uma das formas de comunicação que mais converte até hoje, mas é necessário segmentação e contexto para todos os usuários, e assim as vendas fechadas vão ser recorrentes.

Vender a primeira vez digital é mais fácil que a segunda, mas a satisfação do retorno do cliente é muito mais saudável para o negócio.

O fato de ficar pagando Adwords e Facebook é perigoso, porque entrar em um ciclo vicioso de pagamento pode diminuir a rentabilidade sem necessidade.

Somente 30 % dos usuários entendem o que está sendo feito em seu site, o restante ainda não está pronto para consumir seu produto para entender o que faz, desta forma ter um Blog é fundamental e ter definido o que e para quem você vai escrever. Resolva o problema das PERSONAS, porque desta maneira você cria um lead mais engajado, hoje  o Facebook é um exemplo que é necessário pagar para aparecer e escrever um bom texto para ser viralizado é mais criativo, permanente e econômico.

Depois do conteúdo efetivamente contextualizado é normal divulgar o conteúdo nas redes sociais, com um pequeno orçamento podemos aumentar o número de visitantes no site, assim aumentando a penetração no mercado. Para um visitante se tornar um LEAD é necessário no mínimo ter o Nome, Email e Telefone , e para fazer isto é necessário conquistar o cliente, pois ele não confia no seu formulário, e este é o desafio.

Um exemplo do Inbound Marketing, é ter uma contrapartida para o preenchimento do Call To Action.
Por exemplo, fazer o download de um e-book, landing page, promoção ou conteúdo premium, deste modo, pedir para o seu visitante pagar com o e-mail é normal no meio digital e recorrente.

Nutrição de Leads

São formas de atrair um visitante em potencial para sua base até se tornar um cliente, com este formato é possível ser enviado um email marketing com conteúdos premium de maneira mais frequente, assim, nutrindo este visitante para se tornar um futuro cliente e impactar ele com outros conteúdos relevantes, desta forma é possível conquistar os clientes para uma ou mais vendas no futuro.

Deixando o cliente pronto para comprar o produto ou consumir os conteúdos do seu site, após esta etapa é só monitorar as páginas e entender melhor a navegação. Por isso é importante pensar junto com o fluxo de navegação, e quando ele estiver indeciso entre o concorrente e seu produto pode ativar ele no momento certo.

Existem algumas ferramentas no mercado que podem ajudar a Automatizar o Marketing, vamos cada vez mais conviver com esta mistura entre o tradicional e a programação de dados.

Como encantar seu cliente?

Para encantar o seu cliente, envie pesquisas de satisfação, saiba o que ele pensa sobre você, utilize Marketing de Conteúdo, monitoramento Social e todas as ferramentas que tem disponível. Não ter medo das reclamações do seu cliente, pois assim virão as melhores decisões depois deste feedback. Em épocas de crise o que custa, enviar um  ebook de 10 dicas para cortar despesas ou outros exemplos de conteúdo que tenha utilidade para seu consumidor de conteúdo.

Metodologia de Gestão

Um exemplo da metodologia no ambiente real seria:

  • Visitante passa na frente do restaurante,
  • O que entra é um lead
  • O que compra é um cliente
  • E quem recomenda ou divulga seria um fã da marca

Quanto mais simples melhor, passando a informação simples e de forma assertiva, conseguimos conquistar o cliente e seguir a metodologia, fechando o tipo de personas, é só acreditar em bons conteúdos que os resultados virão naturalmente.

Abrir bate-papo
1
Olá, para iniciar seu atendimento clique aqui e envie uma mensagem pelo Whats App! Obrigado :)